Literatura Multicultural

Danielle Medeiros

Recentemente compartilhei no Instagram (@projetobrasilaustin) a importância da literatura multicultural na vida das crianças e adolescentes.

Se você assistiu o vídeo clique aqui para a lista de livros citados durante o vídeo. Se ainda não assistiu, vale a pena ler abaixo o resumo do que conversei a respeito no vídeo.

O que é literatura multicultural?

É literatura em que o protagonista faz parte de um grupo minoritário como os negros, indígenas, latinos, asiáticos. Também engloba mulheres e pessoas com impedimentos físicos. A história se dá dentro do contexto cultural do grupo minoritário e muitas vezes involve a interação com outros grupos minoritários ou o majoritário.

Quais são os benefícios?

  • Crianças e adolescentes aprendem empatia. Por meio de livros multiculturais as crianças passam a entender outros pontos de vista, outras culturas e maneiras de viver. Elas acompanham a trajetória do protagonista, podendo ler seus pensamentos, sentir suas dores; gerando uma conexão com os personagens que depois transferem para experiências reais.
  • Na sala de aula a empatia ajuda os alunos a se relacionarem melhor e a confiarem mais um no outro.
  • Crianças e adolescentes de grupos minoritários, e esse grupo inclui nossos filhos crescendo fora do Brasil, precisam de se verem nas histórias que estão lendo para que possam conectar com o personagem de maneira mais profunda. A literatura multicultural cria uma auto-valorização e ajuda essas crianças a se auto-conhecerem, entenderem suas raízes e cultura.
  • Ajuda a moldar valores e perspectivas. Crianças e adolescentes começam a ver situações com uma nova visão, pois com os livros aprendem que cada cultura pensa e age diferente então eles aprendem a respeitar e apreciar essas diferenças.
  • Literatura multicultural expõe as crianças a situações que podem não experimentar em suas vidas como o racismo ou preconceito. E como eles “vivem” a situação através do personagem, eles se tornam conscientes do problema e abertos a lutarem por uma mudança. 
  • A literatura multicultural ajuda as crianças a conhecerem e apreciarem outras experiências de vida e culturas e a expandirem o conhecimento do mundo ao seu redor.
  • Em sala de aula, esses livros despertam o conhecimento crítico e a busca de diferentes perspectivas de uma situação.

 Quando introduzir livros multiculturais?

Desde pequeno, bebê. Eu não me lembro exatamente quando comecei a introduzir estes livros, mas se estivesse começando agora eu iniciaria desde bebê.

Por que? Os bebês estão descobrindo o mundo e eles aprendem por imagens. Então quando lê livros em que diferentes culturas e raças estão presentes, seu bebê já irá aprender que há uma diversidade no mundo e que todos são importantes.

Se sua criança faz parte de um grupo minoritário (e se você é brasileira morando fora do Brasil, sua criança faz parte deste grupo), e ela só vê nos livros crianças brancas vivendo dentro de um contexto que não representa o seu contexto, no caso bicultural e bilingue, ela não se verá nos personagens e não terá aquela conexão mais profunda.

Por outro lado, se a criança faz parte do grupo majoritário e não lê livros multiculturais pode desenvolver atitudes negativas para com grupos minoritários. E isso também acontece em relação a um grupo minoritário para com outro.

Como escolho livros de qualidade?

Vá além da capa ou descrição para ter certeza que o livro não está perpetuando estereótipos. A melhor dica que posso oferecer é escolher livros escritos por pessoas pertencentes a raça ou cultura. Esses escritores abrem a janela para o seu mundo, pois estão escrevendo sobre seu próprio contexto, sua raça e/ou cultura. 

Escolha uma variedade de livros. 

Por exemplo: Você deve ler livros que falam da escravidão, segregação, racismo, movimento de direitos civis? Claro que sim, é  super importante para as crianças e adolescentes entenderem a história na perspectiva dos negros para poderem desenvolver o conhecimento crítico ao aprenderem a versão dos colonizadores na escola. 

 Mas é importante introduzir livros que relatam histórias atuais, com personagens da idade de seus filhos, vivendo em contextos semelhantes e diferentes, pois são com estes personagens que seus filhos irão realmente se conectar. É também importante ler livros que falam da resiliência, resistência, e contribuições de pessoas de diferentes raças e culturas.

Há alguns prêmios literários que são específicos para livros multiculturais.  Esses livros normalmente são excelentes. Procure por selos de prêmios como Coretta Scott King, Tomás Rivera Award, Pura Belpré que específicos para literatura multicultural. Scott-O’Dell Award para ficção baseada em fatos históricos e Newberry e Caldecott são os mais conhecidos para literatura infanto-juvenil e englobam todos os livros. 

Danielle Medeiros é educadora de português como língua de herança com mais 20 anos de experiência na área. É mestre em Educação com o foco em aquisição de línguas e STEAM e em Tecnologias de Educação. Entre suas grandes paixões encontram-se literatura, movimento maker, e o uso de tecnologia na sala de aula.

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe somente com o link, citando: Projeto Brasil – Cultura Brasil Austin.

Culinária – Festa Junina

Esse ano o Arraiá do Projeto Brasil foi cancelado mas isso não significa que não podemos trazer a festa junina para nossas casas. Uma das melhores maneiras de fazer isto é por meio da culinária.

Escolha uma ou mais receitas e cozinhe com sua criança durante esta semana. Compartilhe as comidas que mais gostava de comer quando criança.

Canjica de Milho Verde

INGREDIENTES

  • 1 LATA DE LEITE CONDENSADO (OU 6 COLHERES DE AÇÚCAR)
  • 2 LATAS DE MILHO VERDE (OU 6 ESPIGAS DE MILHO)
  • 1 COLHER RASA DE MARGARINA
  • 3 XÍCARAS DE LEITE
  • CANELA EM PÓ (OPCIONAL)

Biscoitos de Maizena

Ingredientes:

  • 200 g de maizena
  • 5 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de coco ralado
  • 1 xícara de margarina sem sal

Veja o modo de preparar aqui.

Bolo de Fubá de Liquidificador

Ingredientes:

  • 2 xícaras de (chá) de fubá
  • 2 xícaras de (chá) de farinha de trigo sem fermento
  • 1 xícara e 1/2 de (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 xícara de (chá) de óleo de milho
  • 2 xícaras de (chá) de leite de vaca integral
  • 1 colher de (sopa) de fermento em pó químico
  • 1 pitada de sal

Veja o modo de preparar aqui.

Brigadeiro sem Fogão

Ingredientes:

  • 400 gr de Leite condensado
  • 4 colheres de sopa de Cacau
  • 2 xícaras de leite em pó

Ideias fáceis para fazer durante a semana

Que tal essa semana fazer:

  • Cachorro Quente
  • Pipoca
  • Milho cozido na espiga

Aproveite o Kindle Unlimited para ler mais em português.

Danielle Medeiros

O Kindle Unlimited está gratuito por dois meses então tenho aproveitado para ler alguns livros e também explorar alguns e fazer listas dos que gostaria de adicionar ao acervo da Biblioteca Projeto Brasil. Estou um tanto surpresa com a quantidade de livros em português tanto para crianças quanto para adultos.

Para mim nada substitui segurar um livro em mãos. Como meu filho diz: “Não é a mesma coisa deitar com um iPad, não tem aquele cheirinho de livro.” Apesar de preferir livros impressos, tenho aprendido a curtir livros digitais também, principalmente quando viajo assim não preciso carregar uma sacola de livros comigo e na situação atual tem sido uma excelente alternativa.

Nessa última semana selecionei alguns livros que podem ser baixados usando o Kindle Unlimited. Você pode baixar 10 livros de cada vez, e ao retornar um livro pode baixar outro. É só usar sua conta do Amazon e buscar Kindle Unlimited e escolher a assinatura gratuita por 2 meses. Pronto, agora é só baixar os livros.

A lista abaixo está dividida mais ou menos por faixa etária. Quando digo que livros são para 3-8 anos, são livros que podem ser lidos por um adulto para crianças de 3-6 anos e que crianças que já estão lendo em português podem ler sozinhas. Se o livro é bilingue terá BI após o título, esses livros são ótimos para crianças que compreendem menos de 50% pois ajudam muito na aquisição de vocabulário.

Livros para 1-3 anos
O Alfabeto dos Bichos – Carla Viana (1-3 anos)

Livros à partir de 3 anos
Vaquinha azul (3-7 anos)
Como Comer um Arco-íris – BI (3-8 anos)
O Primeiro Gol – (3-8 anos)
Uni-duni-tê – (3-8 anos)
O Gato Comeu – (3-8 anos)
Meu Irmão, Minha Sombra (3-8 anos)
Os desenhos furiosos de Joaquim (3-8 anos)

Livros à partir de 5 anos
Alex quer ser pirata (5-8 anos)
A Escola é Divertida (5-8 anos)
O pequeno astronauta (5-8 anos)
O menino e a arara (5-8 anos)
A Nova bicicleta do Imperador – BI (5-9 anos)
Os Sonhos Coloridos de Caroline – BI (5-9 anos)
Velocidade da escuridão – BI (5-9 anos)
Sou Pequena – BI (5-9 anos)
Alecrim Dourado (5-10 anos)
Meu amigo palitinho (5-10 anos)
Sapo Cururu (5-10 anos)
Minha Família: Uma Família Americana e Brasileira (5-10 anos)
Noites com Letras (5-10 anos)
O Passarinho na Gaiola (5-10 anos)
Fábulas: a cigarra e a formiga, a galinha dos ovos de ouro, a coruja e a águia (6-10 anos)
Quando Eu Era Criança (5-12 anos)
Programando com Scratch jr. (5-12 anos)
Contos folclóricos e lendas brasileiras (5-12 anos)
Aprendendo a jogar capoeira com os animais (5-12 anos)

Livros à partir de 8 anos
O Dragão de Livros (8-10 anos)
O menino amigo do vento (8-10 anos)
O mundo é uma viagem (8-12 anos)
O Diário de Erasmo (8-12 anos)

Livros à partir de 10 anos
A Fuga do Churrasco (10-13 anos)
Encontro de Pais e Filho (10-13 anos)
Fabulosos Caçadores de Lendas (10-14 anos)
Os Primos: O Segredo do Mapa Egípcio – Livro 1 (10-15 anos)
Os Primos: O Mistério das Catacumbas Romanas (10-15 anos)
Uma viagem nem um pouco sonhada – Os desafios de Betina livro 1 (10-15 anos)

Livros à partir de 12 anos
Todos Nós Vemos Estrelas (12-15 anos)
A estrada para São Paulo (12-16 anos)
Amizades, cacatuas, e outras coisas for de controle (13-16 anos)

Livros à partir de 15 anos
Perigo. Garotas unidas – íris Figueiredo, Babi Dewet, Sofia Souter, dayse Dantas (15-18 anos)

Espero que possam aproveitar esta oportunidade de acesso a livros em português tão fácil. Compartillhe conosco outros títulos que leu e gostou!

Aplicativos Educativos

Danielle Medeiros

Iniciaremos a semana com uma lista de aplicativos educativos que podem ser usados para o desenvolvimento da língua portuguesa seja escrita, aquisição de vocabulário, compreensão.

Os aplicativos abaixo são compatíveis com smartphones e/ou tablets.

Banca da Mônica: Aplicativo que oferece assinatura dos gibis da Turma da Mônica. No momento 188 quadrinhos clássicos foram liberados então aproveite para baixar este aplicativo e ler muitos gibis!!

Palavra Cantada: Oferece uma variedade de atividades como “Brincando com as Palavras,” Jogo das Letras,” “Jogo de Memória,” além de clips de música desta dupla mais que especial. Para crianças de 4-12 anos.

Jogo das Palavras: Jogo para auxiliar o desenvolvimento da leitura e escrita em português. Para crianças de 5-10 anos.

Aprender a Ler: Aplicativo voltado ao desenvolvimento da leitura para crianças de 4 a 8 anos.

Palavras aos Bocadinhos: Composto por 8 jogos que permitem trabalhar a Consciência Silábica em diferentes níveis: Segmentação, Identificação, Síntese, Ajuda à Evocação, Adição, Omissão, Substituição e Inversão.
Aplicativo voltado ao ensino das sílabas. Para crianças de 5-12 anos.

Aventura na Ilha das Palavras: Na companhia dos amigos, Júlia e Gui, as crianças poderão partir numa aventura de descoberta à ilha das palavras e assim adquirir competências linguísticas importantes. Para crianças de 7-12 anos.

Forca – o melhor jogo da forca: Jogo tradicional de forca. O legal é que este é dividido em categorias e é totalmente gratuito! Para crianças e adolescentes a partir de 8 anos.

ABC para Crianças – Aprenda Português: O aplicativo ajuda crianças a desenvolver vocabulário e percepção de objetos. As imagens são acompanhadas pela pronúncia em Português e é dividido em 3 seções: ensino, teste e jogo. Para crianças de 2-7 anos.

Maluquinho por Arte: O Menino Maluquinho te convida para pintar o sere. Aplicativo de pintura com desenhos do Maluquinho. Para crianças de 5 -10 anos.

Fazendinha Kids: Conheça os animais da fazenda de forma divertida. Para crianças de 1 a 3 anos.

Eu Sou….?: Quem conseguir adivinhar mais cartas fazendo perguntas aos outros jogadores será o vencedor. Diversos temas e possibilidades para explorar vocabulário e se divertir! Para crianças e adolescentes a partir de 6 anos.

Conhece algum aplicativo educacional para acrescentarmos a nossa lista? Compartilhe conosco!