Aproveite a semana para conversarem com as crianças sobre as suas experiências de festa junina. O que lembram? O que gostavam? Que comidas gostam….

A primeira parte desta página contém atividades que fizemos durante a aula e a segunda parte sugestões para fazerem na terça-feira para continuarem a explorar o tema de festa junina durante a semana toda.

Hoje falamos sobre festa junina, e sobre alguns elementos que encontramos na festa junina como fogueira, quentão, balão, bandeirinhas, chapéu de palha, quadrilha. Falamos sobre brincadeiras como pescaria e várias comidas como pipoca, brigadeiro, paçoca, bolo, milho cozido.

Fizemos um chocalho que usaremos em todas as aulas. Também convidamos as crianças para vestirem a caráter para as próximas aulas.

Atividades para imprimir e completar:

Música que cantaremos no início de todas as aulas

Aprendemos a música Pula Pipoquinha

Fizemos a experiência do Milho Dançante.

Assista o vídeo abaixo e repita a experiência em casa.

Materiais: vinagre, água, milho de pipoca e bicarbonato, bandeja

Atividades para casa

O que você já sabia sobre festa junina? O que você aprendeu de novo ?

De onde vem o milho? Vamos aprender com este vídeo?

Que tal fazer pipoca de panela ou pipoqueira com seu filho/a? Ou milho cozido para o jantar?

Brincando com Palavra Cantada

Vamos aprender mais uma música bem legal?

Que tal fazer uma brincadeira? Faça uma “fogueira” usando a sua criatividade e brinque de pular a fogueira escutando a música. Toda vez que escutar “pula fogueira” é só pular a fogueira. Você pode usar almofadas no chão para ser sua fogueira ou construir uma com Legos ou com qualquer material reciclável que tiver em casa. Também pode fazer uma fogueira como o exemplo abaixo:

Agora é hora de colocar a mão na massa!

Escolha uma das atividades de artes abaixo para fazer ou se quiser pode fazer as duas. Traga na próxima aula para mostrar para a turma. Se não tiver os materiais abaixo, use sua criatividade!