Aproveite a semana para conversarem com as crianças sobre suas férias quando criança. O que gostava de fazer durante o verão? Pra onde viajavam?

A primeira parte desta página contém atividades que fizemos durante a aula e a segunda parte sugestões para fazerem na terça-feira para continuarem a explorar o tema verão durante a semana toda.

Por que quando é verão aqui, é inverno no Brasil?

Sol de Atividades

Hoje criamos um sol com ideias de atividades que poderemos fazer este verão. Pense um pouco mais sobre coisas que pode fazer e acrescente mais “raios” ao seu sol.

Fizemos a experiência das águas andantes

Assista o vídeo abaixo e repita a experiência em casa ou se fez durante a aula, observe e faça anotações sobre o que aconteceu.

Materiais:  7 copos plásticos transparentes, jarro ou garrafa de água (suficiente para encher 3/4 de 4 copos), 6 pedaços de papel toalha (dobre 1 folha ao meio e recorte – 3 folhas darão os 6 pedaços), tesoura, corante de comida nas cores: vermelho, azul e amarelo.  

Atividades para casa

A primeira atividade (balde) foi enviada por email e esta é a única que precisa ser feita como atividade de casa para quarta, pois iniciarão falando sobre esta atividade.
As outras atividades são opcionais.

Atividades para imprimir e completar:

Criando Histórias

Pilar, é a protagonista (personagem principal) dos livros “O Diário de Pilar.” Em cada livro ela está se aventurando em um lugar diferente no mundo. Ela já esteve em lugares como a Amazônia, Bahia, Portugal, Egito e Grécia.

Conheça um pouco sobre sua aventura na China
Assista Pilar contando o conto da Cinderela na versão chinesa

No verão é quando normalmente viajamos mais. Esse verão nem todo mundo está podendo viajar ou está viajando mas de maneira diferente.

Você também gosta de viajar? Pense em um lugar que já visitou e gostou muito? Pode ser no Brasil, nos Estados Unidos ou qualquer lugar do mundo. Que tal escrever uma história em que o cenário é este lugar que já visitou? Invente seus personagens e uma aventura neste lugar! Se preferir pode fazer uma história em quadrinhos.

Imprima a atividade abaixo para escrever sua história ou ilustrar sua história em quadrinhos.

Visite o blog Diário de Pilar para conhecer esta personagem e seus livros aqui.

Música & Artes: Vai e Vem Estações – Palavra Cantada

Qual sua estação favorita? Por que é sua estação favorita? Faça uma lista com coisas que gosta desta estação como: comidas, bebidas, roupas, o que gosta de fazer, como a natureza te faz sentir durante essa estação.

Agora feche os olhos e pense na imagem que representa o que mais gosta sobre essa estação. Pronto? Vamos colocar as mãos na massa e criar uma obra de artes inspirada na imagem que visualizou e lista que criou.

Você pode usar o que quiser: lápis de cor, tinta, lápis, recicláveis (para arte 3D), colagem, mosaico, tecidos…. Tudo vale!

Compartilhe sua obra de artes conosco amanhã!

Hora de Criar!

É verão então é hora de brincar e curtir as férias. Mas com tanto tempo em casa as vezes fica sem graça e o tédio ataca. Temos um desafio pra você!

Hoje você será uma inventora! Então deixe sua imaginação te guiar pois é hora de inventar!

Seu desafio é:

Criar um jogo ou atividade para fazer em casa que inclua água.

Materiais: Você pode usar qualquer material que tem em casa. Recicláveis, materiais de artes, construção, costura, brinquedos que possa adaptar, itens comuns que encontra em casa como clips, filtro de café, bexigas/balões, linha…. Lembre de olhar para os objetos com um outro olhar, pensando em como poderia ser usado, para que poderia ser usado…

Restrições: Você não pode pedir pra comprar nenhum material. Tem que usar o que encontrar em casa!

Prepare para compartilhar conosco o que criou! Tire uma foto ou faça um vídeo explicando como brincar e compartilhe conosco. (video ou foto pode ser colocado abaixo no mural de atividades)

Agora é hora de colocar a mão na massa!

Vamos fazer bolhas gigantes de sabão? Uma atividade super divertida!

Bolha de sabão gigante!!!! | Bolha de sabão gigante, Bolhas de ...

Para fazer precisará dos seguintes ingredientes:

  • 6 copos de água
  • 1/2 copo de detergente Dawn azul 
  • 1/2 copo de amido de milho 
  • 1 colher de fermento em pó 
  • 1 colher de glicerina (Glycerin)

Como fazer:

  1. Dissolva o amido de milho na água, mexendo muito bem. (O amido de milho não se dissolve completamente e pode até ficar no fundo, mas isso não afeta a qualidade de suas bolhas).
  2. Adicionar os outros ingredientes.
  3. Misture bem os ingredientes, tomando muito cuidado para não criar muita espuma.
  4. Deixe a mistura descansar por pelo menos uma hora antes de usar, mexendo ocasionalmente quando perceber que o amido de milho está formando uma camada no fundo do recipiente. Enquanto a mistura descansa, aproveite para fazer a vareta de bolhas.

Como fazer a vareta ou arco de bolhas:

Materiais: 2 canudos e barbante.

  1. Corte um pedaço de barbante que seja 6 a 8 vezes maior que o comprimento de um canudo.
  2. Passe o fio pelos canudos e dê um nó e pronto!

Mural de Atividades

Compartilhe abaixo fotos ou vídeos das atividades que completou. Lembre de colocar o seu nome!

Made with Padlet

Até amanhã!