Literatura Multicultural

Danielle Medeiros

Recentemente compartilhei no Instagram (@projetobrasilaustin) a importância da literatura multicultural na vida das crianças e adolescentes.

Se você assistiu o vídeo clique aqui para a lista de livros citados durante o vídeo. Se ainda não assistiu, vale a pena ler abaixo o resumo do que conversei a respeito no vídeo.

O que é literatura multicultural?

É literatura em que o protagonista faz parte de um grupo minoritário como os negros, indígenas, latinos, asiáticos. Também engloba mulheres e pessoas com impedimentos físicos. A história se dá dentro do contexto cultural do grupo minoritário e muitas vezes involve a interação com outros grupos minoritários ou o majoritário.

Quais são os benefícios?

  • Crianças e adolescentes aprendem empatia. Por meio de livros multiculturais as crianças passam a entender outros pontos de vista, outras culturas e maneiras de viver. Elas acompanham a trajetória do protagonista, podendo ler seus pensamentos, sentir suas dores; gerando uma conexão com os personagens que depois transferem para experiências reais.
  • Na sala de aula a empatia ajuda os alunos a se relacionarem melhor e a confiarem mais um no outro.
  • Crianças e adolescentes de grupos minoritários, e esse grupo inclui nossos filhos crescendo fora do Brasil, precisam de se verem nas histórias que estão lendo para que possam conectar com o personagem de maneira mais profunda. A literatura multicultural cria uma auto-valorização e ajuda essas crianças a se auto-conhecerem, entenderem suas raízes e cultura.
  • Ajuda a moldar valores e perspectivas. Crianças e adolescentes começam a ver situações com uma nova visão, pois com os livros aprendem que cada cultura pensa e age diferente então eles aprendem a respeitar e apreciar essas diferenças.
  • Literatura multicultural expõe as crianças a situações que podem não experimentar em suas vidas como o racismo ou preconceito. E como eles “vivem” a situação através do personagem, eles se tornam conscientes do problema e abertos a lutarem por uma mudança. 
  • A literatura multicultural ajuda as crianças a conhecerem e apreciarem outras experiências de vida e culturas e a expandirem o conhecimento do mundo ao seu redor.
  • Em sala de aula, esses livros despertam o conhecimento crítico e a busca de diferentes perspectivas de uma situação.

 Quando introduzir livros multiculturais?

Desde pequeno, bebê. Eu não me lembro exatamente quando comecei a introduzir estes livros, mas se estivesse começando agora eu iniciaria desde bebê.

Por que? Os bebês estão descobrindo o mundo e eles aprendem por imagens. Então quando lê livros em que diferentes culturas e raças estão presentes, seu bebê já irá aprender que há uma diversidade no mundo e que todos são importantes.

Se sua criança faz parte de um grupo minoritário (e se você é brasileira morando fora do Brasil, sua criança faz parte deste grupo), e ela só vê nos livros crianças brancas vivendo dentro de um contexto que não representa o seu contexto, no caso bicultural e bilingue, ela não se verá nos personagens e não terá aquela conexão mais profunda.

Por outro lado, se a criança faz parte do grupo majoritário e não lê livros multiculturais pode desenvolver atitudes negativas para com grupos minoritários. E isso também acontece em relação a um grupo minoritário para com outro.

Como escolho livros de qualidade?

Vá além da capa ou descrição para ter certeza que o livro não está perpetuando estereótipos. A melhor dica que posso oferecer é escolher livros escritos por pessoas pertencentes a raça ou cultura. Esses escritores abrem a janela para o seu mundo, pois estão escrevendo sobre seu próprio contexto, sua raça e/ou cultura. 

Escolha uma variedade de livros. 

Por exemplo: Você deve ler livros que falam da escravidão, segregação, racismo, movimento de direitos civis? Claro que sim, é  super importante para as crianças e adolescentes entenderem a história na perspectiva dos negros para poderem desenvolver o conhecimento crítico ao aprenderem a versão dos colonizadores na escola. 

 Mas é importante introduzir livros que relatam histórias atuais, com personagens da idade de seus filhos, vivendo em contextos semelhantes e diferentes, pois são com estes personagens que seus filhos irão realmente se conectar. É também importante ler livros que falam da resiliência, resistência, e contribuições de pessoas de diferentes raças e culturas.

Há alguns prêmios literários que são específicos para livros multiculturais.  Esses livros normalmente são excelentes. Procure por selos de prêmios como Coretta Scott King, Tomás Rivera Award, Pura Belpré que específicos para literatura multicultural. Scott-O’Dell Award para ficção baseada em fatos históricos e Newberry e Caldecott são os mais conhecidos para literatura infanto-juvenil e englobam todos os livros. 

Danielle Medeiros é educadora de português como língua de herança com mais 20 anos de experiência na área. É mestre em Educação com o foco em aquisição de línguas e STEAM e em Tecnologias de Educação. Entre suas grandes paixões encontram-se literatura, movimento maker, e o uso de tecnologia na sala de aula.

© Nosso conteúdo é protegido por direitos autorais. Compartilhe somente com o link, citando: Projeto Brasil – Cultura Brasil Austin.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *