Oferecemos programas para crianças a partir de 12 meses à adultos.

Programa Pré-escolar

Projeto Brasil oferece dois programas para Educação Infantil:

  1. Brincando & Cantando: destinado a crianças de 12 a 36 meses acompanhadas de um adulto. Sessões de 1 hora e meia uma vez por semana por 6 semanas, três vezes ao ano.
  1. Brasileirinhos: aulas semanais de duas horas durante o ano letivo, incluindo aulas de capoeira. 

Este programa foca em estimular a conversação e aquisição de vocabulário por meio de historinhas, músicas, brincadeiras, atividades artísticas e sensoriais. Também prepara as crianças para a leitura e escrita em português ao trabalhar a consciência fonológica por meio de rimas, parlendas, versos e músicas.

Usamos o método lúdico para oferecer uma experiência em português que estimula o desenvolvimento linguístico, cognitivo e motor. 
A cultura brasileira é inserida no aprendizado através de cantigas de roda, parlendas, músicas, literatura brasileira, culinária, e aulas de capoeira.

Kindergarten ao 5º ano (Elementary)

Nosso programa não é focado em aulas DE português, e sim em aulas EM português. Para isso oferecemos conteúdos variados por meio de projetos temáticos nas áreas de ciências, literatura brasileira, música, artes, história, geografia, tecnologia e claro cultura brasileira. 

O programa para alunos do 1º ao 5º ano continua com a meta de ampliar o vocabulário e incentivar a conversação.  Utilizamos um método interdisciplinar que estimula os alunos a explorarem um tema específico com projetos artísticos, música, culinária, literatura, escrita, experiências científicas, pesquisas, tecnologia, e etc, assim oferecendo inúmeras oportunidades para o uso do novo vocabulário.

Incentivamos também as habilidades linguísticas nas áreas de comunicação oral, escrita e leitura com discussões, apresentações, entrevistas, brincadeiras, teatro, criação de histórias.  

Pensamos na criança como um todo.  Nutrimos o amor pelo Brasil e o orgulho de nossas raízes culturais, pois acreditamos que esses valores são cruciais para a formação de uma identidade multicultural e bilíngue.

Oferecemos aulas presenciais, online e particular.

6º-12º Ano (Middle- High School)

Usamos as mesmas metodologias do programa de Elementary oferecendo aulas EM português com conteúdos variados por meio de projetos temáticos nas áreas de ciências, literatura brasileira, música, artes, história, geografia, tecnologia e claro cultura brasileira. 

Nesta fase damos mais autonomia aos nossos alunos. Apresentamos projetos e damos a oportunidade para os alunos discutirem e alinharem interesses individuais ou do grupo.  Incentivamos e treinamos os alunos a pesquisar temas específicos de forma independente.  Os alunos também podem sugerir temas que querem explorar. 

Incentivamos as habilidades linguísticas nas áreas de conversação, escrita e leitura com discussões, apresentações, entrevistas, brincadeiras, teatro, criação de histórias e muito mais. Nesta fase temos também mini-aulas de gramática e ortografia e preparamos nossos alunos para o teste de língua AAPPL – (ACTFL Assessment of Performance toward Proficiency in Languages) que é aplicado pelos distritos escolares. 

A adolescência é um período importante na construção da identidade. Portanto, nutrimos o amor pelo Brasil e o orgulho de nossas raízes culturais, pois acreditamos que esses valores são cruciais para a formação de uma identidade multicultural e bilíngue.

Oferecemos aulas presenciais, online e particular.

PSL – Português como Segunda Língua para
crianças & pré-adolescentes

Este programa é voltado a aprendizes de herança que não cresceram falando português em casa e a crianças e adolescentes interessados em aprenderem português. As aulas são dadas usando as duas línguas, o uso do inglês auxilia na aquisição do português. 

São aulas dinâmicas que exploram temas do dia-a-dia para promover conversação e aquisição de vocabulário que podem ser usados diariamente em casa. A cultura brasileira é inserida através de histórias, músicas, culinária, artes, e brincadeiras tradicionais.

Para um melhor desenvolvimento do aluno, este programa requer uma participação ativa dos pais em casa. Oferecemos apoio aos pais com sugestões e dicas semanais em como usar o vocabulário aprendido na aula em casa durante a semana. 

Oferecemos aulas presenciais, online e particular.

This image has an empty alt attribute; its file name is PSL-1024x760.jpg

Português como Segunda Língua para
Adultos & Adolescentes

O ensino da Língua Portuguesa para adultos tem como foco trabalhar a variedade linguística adequada ao contexto do aluno. Priorizamos a demanda individual de cada aluno, o seu conhecimento prévio e seus objetivos. O trabalho pedagógico conta com apostilas variadas, livros, músicas e textos que abordam a cultura e situações rotineiras. De forma equilibrada, integramos gramática,leitura, interpretação de texto, escrita, conversação e pronúncia, visando facilitar o processo de comunicação do aluno e a aquisição do idioma.  

As aulas são realizadas por profissionais especialistas em educação que utilizam uma metodologia aplicada ao ensino do idioma como segunda língua. No momento nossas aulas estão sendo ministradas individualmente (online ou presencial) e em 2021 teremos aulas presenciais em grupos. 

Oferecemos aulas presenciais, online e particular.

Capoeira

Guilherme Torres “Mestre Pinga Fogo”, natural da cidade de Taubaté, SP.   Iniciou na capoeira em 1980. No ano de 2000, recebeu o título de bacharelado em Educação Física pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Em Setembro de 2003, mudou-se para o estado de Connecticut, USA, onde morou por 10 anos ensinando capoeira e fazendo shows em escolas, universidades, bibliotecas e cassinos por todo país. No ano de 2013, mudou-se para Austin, TX, onde reside atualmente com sua família.

Guilherme ensina capoeira para crianças e adultos por mais de 20 anos. Suas aulas são sempre bem diversificadas, pois ele acredita que capoeira é muito mais que apenas ficar de “pernas para o ar”, portanto, suas aulas são divididas em prática, teoria e musicalidade.

Sua parceria com o Projeto Brasil tem sido uma ótima experiência, pois através da arte capoeira, ele consegue ensinar as crianças de uma forma lúdica e divertida, a cultura, a língua portuguesa, as músicas tradicionais, as danças, e a história do Brasil. As aulas de capoeira estão integradas nas aulas de sábado.