O ano que vem estaremos de volta com o Arraiá do Projeto Brasil, enquanto isso aproveite as atividades abaixo para conversar com sua criança sobre a festa junina, compartilhar suas experiências, cozinhar pratos típicos, fazer brincadeiras e aprender músicas também.

Você já participou de uma festa junina?

Assista o vídeo abaixo e desenhe ou faça uma lista das coisas que você mais gosta da festa junina.

Já dançou quadrilha?

Veja só que dança divertida. Você já participou? Peça pra mamãe ou papai te ensinar algumas partes e divirtam-se juntos! Não se esqueça de colocar a música!

Atividades para imprimir

Escolha algumas atividades abaixo para completar.

Brincadeiras de Festa Junina

Festa junina tem muitas brincadeiras! Assista o video para conhecer algumas. Converse com a mamãe ou papai sobre qual brincadeiras gostava quando era da sua idade. 

Que tal criar umas brincadeiras em casa? Você pode pegar garrafas vazias e encher de água para criar o jogo de argolas ou latas vazias para criar o jogo de derrubar latas. O que mais pode criar? Veja abaixo algumas ideias.

Comidas típicas

Não tem nada melhor que as comidas típicas da festa junina!! Converse com a mamãe ou papai sobre as que mais gostam. Que tal fazer pipoca de panela ou pipoqueira com seu filho/a? Ou milho cozido para o jantar? E você, se já participou de festa junina, qual sua comida ou doce favorito?

Que tal cozinhar em família?
Assista os vídeos abaixo e escolha uma receita!

Músicas Tradicionais

Agora chegou a hora de aprender algumas músicas tradicionais!

Que tal fazer uma brincadeira? Faça uma “fogueira” usando a sua criatividade e brinque de pular a fogueira escutando a música. Toda vez que escutar “pula fogueira” é só pular a fogueira. Você pode usar almofadas no chão para ser sua fogueira ou construir uma com Legos ou com qualquer material reciclável que tiver em casa. Também pode fazer uma fogueira como o exemplo abaixo:

Experiência do Milho Dançante.

Você gosta de fazer experiências? Essa é super legal! Assista o vídeo abaixo para aprender como fazer.

Materiais que precisará: vinagre, água, milho de pipoca e bicarbonato, bandeja

Pipocas Dançantes com Palavra Cantada

Que tal aprender essa brincadeira super legal?

Aprendendo mais sobre Festa Junina

O que você já sabia sobre festa junina? O que você aprendeu de novo ?

Agora é hora de colocar a mão na massa!

Escolha uma das atividades de artes abaixo para fazer ou se quiser pode fazer as duas. Traga na próxima aula para mostrar para a turma. Se não tiver os materiais abaixo, use sua criatividade!

Hora de assistir!

Você conhece a turma do Sítio do Picapau Amarelo? Esse desenho é sobre essa turminha preparando para uma festa junina. Acho que você irá curtir muito!